quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Cai-cai

Imagem: Google

O cai-cai surgiu no Canadá no ano de 1994, de acordo com um suposto criador da doutrina que prega o cair no espirito, momento em que a pessoas fica em transe em uma suposta unção ou presença do Espirito Santo. De acordo com especialistas na área psicológica e psiquiátrica há uma explicação para tal feito, o individuo na verdade participa de uma reação involuntária onde o cérebro reproduz o que a doutrina do cai-cai prega, ao ver pessoas caindo o cérebro  automaticamente reproduz o que está sendo visto ou reproduz o que nós esperamos que aconteça .

De acordo com a bíblia não existe nenhum fundamento que sustente essa doutrina, pelo contrario, a bíblia defende uma busca do Espirito Santo com decência e ordem. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1 Coríntios 14:40 ). Porque “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam(1 Coríntios 10:23). Não vejo proveito nenhum em ir ao chão por conta de uma doutrina sem fundamentos bíblicos, acredito que proveitoso é manter-se em pé, e aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios 10:12).

Entretanto a presença do Espirito Santo é tão poderosa, que nos coloca aos seus pés por conta da adoração e por sermos minúsculos diante de um Deus glorioso, e isso tem base bíblica, pois João ao escrever apocalipse com base na visão que teve, prostrou-se diante da gloria do filho do Deus altíssimo.

Sua força resplandece. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último.” (Apocalipse 1:16-17) O mesmo aconteceu com  os sacerdotes, no templo de Salomão. “E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor” (1 Reis 8:11).  No entanto a presença do Espirito de Deus não derruba ninguém involuntariamente, a doutrina do cai-cai foi criada por homens, seres limitados que acham que o mover do Espirito Santo se resume em uma queda que não nos traz benefícios.  Toda via “o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22)

   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...